Matrículas abertas 🙌

Ensino Fundamental I

Para crianças de 6 a 10 anos

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da Vila Alpha, nosso projeto educativo é inspirado por abordagens socioconstrutivistas, pela abordagem de Reggio Emilia e tem como diretriz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa maneira, nosso objetivo é atender às necessidades de cada criança em sua vida escolar. Queremos que cada pequena conquista seja significativa e que, a cada etapa, as crianças desenvolvam conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para sua formação e para seu papel no mundo.

Confira o podcast do 2º ano 👂

Currículo:

O currículo da Vila Alpha é guiado por dois princípios orientadores: educação integral e equidade. Para isso, ele é cuidadosamente estruturado, a fim de atender às etapas da infância de maneira respeitosa e integrada.

Alfabetização:

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o processo de alfabetização é um de nossos diferenciais mais valorizados, combinando eficiência e uma abordagem sensível e cuidadosa. Trabalhamos a alfabetização de maneira integrada e contextualizada, oferecendo projetos e atividades significativas que permitem à criança não apenas aprender a ler e a escrever, mas também a utilizar a língua em diferentes contextos do dia a dia.  O objetivo é que a alfabetização aconteça de maneira consistente ao longo do primeiro ano e seja consolidada até o final do 2º ano.

Algumas atividades

Inglês

Aprender a língua inglesa possibilita a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo cada vez mais globalizado.

O estudo da língua inglesa permite o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o exercício da cidadania, ampliando as possibilidades de interação e abrindo novos percursos de construção de conhecimentos.

O foco do aprendizado da língua, em nossa escola, não está nos conhecimentos nominais, mas nas capacidades de uso. A nossa proposta está apoiada não só no uso de materiais didáticos reconhecidos,  mas também em situações relacionadas aos contextos sociais reais.

Música

A música é uma expressão humana constituída pela organização do som em dimensões estéticas, que ganham sentido na sensibilidade subjetiva e nas interações sociais. É um domínio da cultura que os estudantes têm o direito de conhecer, vivenciar e produzir.

Nossa proposta permite que os alunos ampliem seu repertório cultural e desenvolvam saberes e conhecimentos artísticos- musicais para sua inserção e participação social.

Artes visuais

O trabalho com essa linguagem tem por finalidade, que os alunos conheçam e explorarem as diversas culturas visuais em diferentes tempos históricos e  criem novas formas de interação artística e produção cultural. A sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão artística, como aponta a BNCC.

Nosso projeto valoriza não só os produtos finais produzidos pelos alunos, mas também os processos envolvidos em sua elaboração.

Os eixos do trabalho são: 

Criação: Prevê a produção artística, individual ou coletiva, como uma maneira de expressar sentimentos, ideias, desejos e representações.

Crítica: Contempla o estudo e a pesquisa de diversas experiências e manifestações artísticas.

Estesia: Articula a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.

Expressão: Ligada às oportunidades de exteriorizar criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, individual e coletivamente.

Fruição: Diz respeito à oportunidade de se sensibilizar ao participar de práticas artísticas e culturais das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.

Reflexão: Processo de construir um posicionamento sobre experiências e processos criativos, artísticos e culturais. Requer o desenvolvimento de habilidades para análise e interpretação das manifestações artísticas e culturais.

Capoeira

A Capoeira é uma manifestação da cultura afro-brasileira cheia de significados e possibilidades.

Permite que as crianças entrem em contato com aspectos fundamentais da tradição oral, através da música, dança, esporte e arte marcial, linguagens que constituem esse importante símbolo da cultura brasileira.

Alimentação saudável

Nosso espaço privilegiado permite às crianças um contato intenso com a natureza.
Além disso, nos possibilita produzir alimentos orgânicos que estão presentes nas refeições elaboradas na escola.

Todas as refeições são planejadas e supervisionadas por uma nutricionista escolar. A nossa horta é um espaço de investigação e produção de conhecimento.

Atividades extras do integral

Teatro

O teatro enquanto linguagem artística é uma prática importante para as crianças. Nossas propostas são um terreno fértil de experimentação, possibilitando que os alunos sejam  sujeitos mais preparados para lidar com a sociedade e os seus dilemas.

O exercício teatral é uma forma de expressão, nela eles têm  espaço para trabalhar seus sentimentos, experimentar o corpo, conhecer textos, rimas, poemas, músicas e acima de tudo conhecerem a si mesmos.

Perguntas Frequentes 🤔

Quais são os valores da matrícula e mensalidade?
Vocês estão localizados próximos a Alphaville?
Qual a proposta pedagógica da escola?
Quais os horários das aulas?
A partir de qual idade tem aulas de inglês e quantas vezes por semana?

Horários para o Fundamental I 🤩

Período da manhã (1º ao 5º ano) - das 7h30 às 12h30
Período da tarde (1º ao 3º ano) - das 13h30 às 17h45

Período Integral com pedagógico pela manhã:
Opção 1 - das 7h30 às 16h30 (9 horas)
Opção 2 - das 7h30 às 18h30 (11 horas)

* Para crianças de 6 a 10 anos