Nosso projeto educativo busca alinhar as orientações curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens fundamentais a que todos os estudantes têm direito ao longo da Educação Básica.
A BNCC estrutura-se com foco em conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para promover o desenvolvimento integral dos estudantes e a sua atuação na sociedade. Nosso currículo tem por base dois princípios orientadores:
Educação integral: considera as dimensões intelectuais, sociais, emocionais, físicas e culturais. Ela ganha relevância diante dos debates sobre a cultura da paz, os direitos humanos, a democracia, a ética e a sustentabilidade compreendidos como enormes desafios contemporâneos.
Equidade: entende que todos os alunos são capazes de aprender. Nesse sentido é fundamental contribuir para que todas as crianças possam crer em suas possibilidades.
O currículo está organizado em um ciclo de alfabetização que inclui o 1º e 2º ano e mais três anos que compreendem o Ensino Fundamental I (3º, 4º e 5º ano).
Nosso currículo considera a organização dos tempos, espaços e materiais que contemplem as vivências das crianças no seu dia-a-dia, a importância do brincar e a integração de saberes de diferentes componentes curriculares.
O espaço da escola permite que as crianças conectem-se com a natureza e possam realizar investigações relacionadas ao ambiente, a flora e a fauna. Nosso currículo está organizado por áreas de conhecimento e componentes curriculares.
Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes Visuais, Educação Fisica (o 1º ano também tem capoeira) e Música
Matemática: Matemática
Ciências da Natureza: Ciências Naturais
Ciências Humanas: Geografia e História
O processo de alfabetização é entendido como de aproximação aos contextos de uso da língua e têm como ponto de partida as hipóteses, das crianças, sobre o sistema de escrita alfabético.
A metodologia de trabalho compreende propostas que envolvem projetos, atividades cotidianas que possibilitam as crianças se alfabetizarem ao mesmo tempo que se constituem em usuárias da língua.
O objetivo é que as crianças se alfabetizem ao longo do primeiro ano, mas esse é um processo que se estende até o final do 2º ano.
O currículo da nossa escola está organizado para que os alunos aprendam não só os conhecimentos historicamente construídos, mas que também se tornem estudantes autônomos que dominem os procedimentos fundamentais para que sigam aprendendo durante toda à vida.
Nesse sentido, há também um grande investimento na formação do leitor, para que as crianças sejam capazes de ler e produzir diferentes textos, sempre considerando as situações reais de comunicação.
É entendida como uma ação pedagógica, que auxilia as decisões do professor, permite acompanhar a progressão das aprendizagens e propor reflexões sobre o próprio processo de ensino e aprendizagem.
Para as crianças, a avaliação fornece informações que dão visibilidade ao avanço de seu conhecimento, identificando o que aprenderam e o que precisa de maior investimento.
Aprender a língua inglesa possibilita a criação de novas formas de engajamento e participação dos alunos em um mundo cada vez mais globalizado.
O estudo da língua inglesa permite o acesso aos saberes linguísticos necessários para engajamento e participação, contribuindo para o exercício da cidadania, ampliando as possibilidades de interação e abrindo novos percursos de construção de conhecimentos.
O foco do aprendizado da língua, em nossa escola, não está nos conhecimentos nominais, mas nas capacidades de uso. A nossa proposta está apoiada não só no uso de materiais didáticos reconhecidos, mas também em situações relacionadas aos contextos sociais reais.
A música é uma expressão humana constituída pela organização do som em dimensões estéticas, que ganham sentido na sensibilidade subjetiva e nas interações sociais. É um domínio da cultura que os estudantes têm o direito de conhecer, vivenciar e produzir.
Nossa proposta permite que os alunos ampliem seu repertório cultural e desenvolvam saberes e conhecimentos artísticos- musicais para sua inserção e participação social.
O trabalho com essa linguagem tem por finalidade, que os alunos conheçam e explorarem as diversas culturas visuais em diferentes tempos históricos e criem novas formas de interação artística e produção cultural. A sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão artística, como aponta a BNCC.
Nosso projeto valoriza não só os produtos finais produzidos pelos alunos, mas também os processos envolvidos em sua elaboração.
Os eixos do trabalho são:
Criação: Prevê a produção artística, individual ou coletiva, como uma maneira de expressar sentimentos, ideias, desejos e representações.
Crítica: Contempla o estudo e a pesquisa de diversas experiências e manifestações artísticas.
Estesia: Articula a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo.
Expressão: Ligada às oportunidades de exteriorizar criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos, individual e coletivamente.
Fruição: Diz respeito à oportunidade de se sensibilizar ao participar de práticas artísticas e culturais das mais diversas épocas, lugares e grupos sociais.
Reflexão: Processo de construir um posicionamento sobre experiências e processos criativos, artísticos e culturais. Requer o desenvolvimento de habilidades para análise e interpretação das manifestações artísticas e culturais.
A Capoeira é uma manifestação da cultura afro-brasileira cheia de significados e possibilidades.
Permite que as crianças entrem em contato com aspectos fundamentais da tradição oral, através da música, dança, esporte e arte marcial, linguagens que constituem esse importante símbolo da cultura brasileira.
Nosso espaço privilegiado permite às crianças um contato intenso com a natureza.
Além disso, nos possibilita produzir alimentos orgânicos que estão presentes nas refeições elaboradas na escola.
Todas as refeições são planejadas e supervisionadas por uma nutricionista escolar. A nossa horta é um espaço de investigação e produção de conhecimento.
O teatro enquanto linguagem artística é uma prática importante para as crianças. Nossas propostas são um terreno fértil de experimentação, possibilitando que os alunos sejam sujeitos mais preparados para lidar com a sociedade e os seus dilemas.
O exercício teatral é uma forma de expressão, nela eles têm espaço para trabalhar seus sentimentos, experimentar o corpo, conhecer textos, rimas, poemas, músicas e acima de tudo conhecerem a si mesmos.
Período da manhã (1º ao 5º ano) - das 7h30 às 12h30
Período da tarde (1º ao 3º ano) - das 13h30 às 17h45
Período Integral com pedagógico pela manhã:
Opção 1 - das 7h30 às 16h30 (9 horas)
Opção 2 - das 7h30 às 18h30 (11 horas)
* Para crianças de 6 a 10 anos