O cotidiano do berçário na Vila Alpha respeita as necessidades dos bebês, acreditando em seu potencial para se relacionar desde o nascimento, possibilitando que o bem estar, os cuidados e o movimento livre estejam em conexão e favoreçam o desenvolvimento.
A relação afetiva e a liberdade de movimentos proporcionam ao bebê descobertas como sentar, andar ou brincar de forma autônoma, sem que a intervenção do adulto seja necessária constantemente, desta maneira a intervenção do adulto é sempre no sentido de assegurar que os bebês confiem em si mesmo e que possam explorar o espaço com segurança.
Na Vila Alpha, cada bebê tem sua caminha, onde poderá descansar quando sentir necessidade e seus pertences são organizados individualmente.
Nosso espaço foi pensado para permitir que vivam a motricidade livre, de modo a respeitar seu ritmo e seu desejo de aprender.
“O vínculo afetivo com o adulto é fundamental para o desenvolvimento pleno e o momento dos cuidados é o mais propício para que ele aconteça.”
O tempo dedicado aos cuidados representa um dos momentos mais importantes para a construção dos vínculos entre o educador e o bebê.
Durante os momentos de alimentação e higiene, o bebê é convidado a participar ativamente, o educador estabelece uma comunicação e antecipa as ações, demonstrando respeito e afeto, possibilitando a construção de vínculos.
A alimentação é oferecida conforme orientação do pediatra da criança, respeitando as individualidades e sob supervisão da nutricionista escolar.
“ Quando uma criança atua por iniciativa e interesse próprio, adquire capacidades e conhecimentos muito mais sólidos que se tratamos de lhe ensinar.” Emmi Pikler
O brincar espontâneo é levado muito a sério na Vila Alpha, ele possibilita que o bebê investigue o mundo que o cerca, abrindo portas para seu desenvolvimento integral.
Desde muito pequenos as sensações táteis dos bebês já estão presentes, descobrindo assim que poderá manusear objetos e explorá-lo como sacudir, soltar, pegar, transportar... Nosso espaço foi pensado de forma que mobiliário e planejamento favoreçam a aprendizagem dos pequenos.
“Quando uma criança agarra e aperta um brinquedo percebe suas prioridades táteis.” Éva Kálló
O que o bebê pode aprender através da exploração?
Ele pode investigar o peso dos objetos, perceber tamanhos variados , suas texturas, os sons que são capazes de produzir, suas cores, seus cheiros e formas.
Através dos Cestos dos Tesouros, proposta criada por Elinor Goldschmied (2006), oferecemos aos bebês as possibilidades de investigar e descobrir as individualidades de cada item, despertar os sentidos e provocar ações inéditas.
A seleção adequada dos materiais não estruturados e naturais, higiene, os cuidados e segurança dos mesmos são fundamentais para garantir oportunidades singulares de contato com o mundo.
“Para que as noções, inclusive as mais elementares, se desenvolvam nas crianças, elas têm que ter vivido algumas experiências concretas. É preciso que disponham de conhecimento adquirido por explorações práticas na natureza, dos materiais do meio, a partir dos quais poderão fazer abstrações e generalizações.” Anna Tardos
A natureza dialoga com o desenvolvimento das crianças desde muito pequenas, proporcionado o desenvolvimento sensorial e tátil de forma singular, pois o que ela oferece, não pode ser comparado a nenhum outro material.
O contato com a natureza, nesta faixa etária, acontece, a princípio, em nosso solário que proporciona um estimulo as sensações, novas investigações e é um importante componente para assegurar a saúde e o bem-estar do bebê.
Consulte informações na secretaria.
* Para crianças de 4 meses a 1 ano