Matrículas abertas 🙌

Educação Infantil

Na Vila Alpha a criança é vista como protagonista do processo de aprendizagem, onde, por meio de propostas intencionais e significativas valorizamos suas múltiplas linguagens e potencialidades, contribuindo com a construção de seu conhecimento.

Brincar, conviver, explorar, participar, expressar e conhecer-se são direitos de aprendizagem que permeiam o cotidiano da educação infantil; assim, acreditamos na educação integral que considera as dimensões intelectuais, sociais, emocionais, físicas e culturais como fundamentais; acreditamos ainda que a criança, como um ser ativo, é capaz de participar do processo educativo com seus conhecimentos e experiências e de alcançar progressivamente a autonomia.

Em um espaço privilegiado na natureza, estabelecemos diariamente conexões possibilitando investigações e estudos de meio.

Diálogo com pedagogias inovadoras

Loris Malaguzzi, Emmi Pikler, Jonh Dewey, Emilia Ferreiro, Bruno Munari, Paulo Freire, Piaget, Lev Vygotsky entre outros estudiosos e pesquisadores são referências de estudos para que a proposta pedagógica da Vila Alpha esteja bem alicerçada, de modo a priorizar os direitos das crianças, o acolhimento a elas e as relações como pilares e, por assim dizer, fio condutor de nosso cotidiano.

Projetos

De acordo com o interesse das crianças, boas perguntas surgirão no decorrer do processo em que se constrói o conhecimento; as crianças desenvolvem: pensamento criativo e crítico, resolução de problemas, tomada de decisão, análise de diferentes situações e contextos, cooperação, liderança, além de formação de valores, conceitos e emoções.

Contextos de aprendizagem

Nossos espaços internos e externos são esteticamente intencionais para oferecer possibilidades que potencializem as conexões das crianças, trazendo as linguagens da construção, da leitura, do brincar simbólico e das propostas de ateliê diariamente, a fim de ampliar seu repertório cultural. 

Brincar heurístico e bandejas sensoriais

O que as crianças podem aprender por meio da exploração? 
Elas podem investigar o peso dos objetos, perceber tamanhos variados, suas texturas, os sons que são capazes de produzir, suas cores, seus cheiros e formas.

Por meio do brincar heurístico e das bandejas sensoriais (proposta criada por Elinor Goldschmied - 2006) oferecemos às crianças possibilidades de investigar e descobrir as individualidades de cada item, de despertar os sentidos e de provocar ações inéditas.

A seleção adequada dos materiais não estruturados e naturais, a higiene, os cuidados e a segurança proporcionada são fundamentais para garantir oportunidades singulares de contato com o mundo.

Espaço alfabetizador e função social da escrita 

O ser humano aprende na interação com o ambiente.

Deste encontro surgem contextos que trazem uma função social à escrita, o que propicia suporte às crianças em sua compreensão e uso da língua grafada.

Ler livros, ampliar o repertório de gêneros literários, mencionar e pesquisar sobre autores e editoras são propostas que fazem parte do cotidiano dos pequenos, trazendo assim a potência do espaço alfabetizador e suas práticas sociais.

Algumas atividades

Inglês

O aprendizado de uma Língua Estrangeira como o Inglês é favorecido aqui na Vila Alpha, pois as crianças a partir de 2 anos desenvolvem a compreensão e a conversação de forma natural, por meio de diversas propostas multissensoriais relacionadas ao cotidiano delas.

A melhor maneira de aprender, sem dúvida, está nas experiências reais e, principalmente, com a utilização de variadas linguagens em três ricos encontros por semana. Vivência e aprendizado caminham juntos!

Música

A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade por meio da musicalização.

A música tem o dom de aproximar as pessoas; ela ajuda os pequenos a ganharem independência nas suas atividades habituais, a assumirem o cuidado de si mesmos e do meio que os cerca e a ampliar seu mundo de relações.

Capoeira

A capoeira desenvolve no cotidiano escolar aspectos como: ritmo, história, cultura, movimentos, jogos e brincadeiras; estes contextualizam sua construção pedagógica propondo situações de aprendizagem que possibilitem às crianças a oportunidade de desenvolver as suas potencialidades corporais.

Ateliê

O ateliê é entendido como uma metáfora para um local fixo ou provisório de exploração; um laboratório que valoriza a expressividade e criatividade, onde mentes e mãos podem estar ativas.

Em seu espaço físico propõe um diálogo com a imaginação, a estética, as experimentações e as pesquisas, revelando a potência das crianças.

Natureza e animais

Somos natureza; e viver em conexão com nosso espaço, que conta com 14.000 m² de área verde, colabora para o desenvolvimento das crianças desde muito pequenas proporcionado explorações sensoriais de forma singular, pois o que é ofertado pelos recursos naturais, não pode ser comparado a nenhum outro material.

As crianças vivenciam cotidianamente plantação na horta, estudos de meio na trilha, conscientização acerca da responsabilidade ambiental e contato com uma variedade de animais que vivem em nosso quintal.

Alimentação saudável

Nosso espaço privilegiado permite às crianças um contato intenso com a natureza.
Além disso, nos possibilita produzir alimentos orgânicos que estão presentes nas refeições elaboradas na escola.

Todas as refeições são planejadas e supervisionadas por uma nutricionista escolar. A nossa horta é um espaço de investigação e produção de conhecimento.

Atividades extras do integral

Teatro

Trabalhar o teatro em conjunto com a educação é uma prática extremamente benéfica para as crianças. As suas propostas são um terreno de experimentação tornando as crianças em indivíduos mais preparados para lidar com a sociedade e os seus dilemas.

O exercício teatral é uma forma de expressão, a criança tem espaço para trabalhar os seus sentimentos, experimentar o seu corpo, conhecer textos, rimas, poemas, músicas e, acima de tudo, vivenciar o autoconhecimento.

Circo

O circo com a sua ludicidade atua no desenvolvimento motor e cognitivo da criança acionando a criatividade e a imaginação, trazendo ao conhecimento a cultura circense e transformando a escola em um picadeiro; evidenciam-se assim os talentos e as potencialidades de cada criança.

Perguntas Frequentes 🤔

Quais são os valores da matrícula e mensalidade?
Vocês estão localizados próximos a Alphaville?
Qual a proposta pedagógica da escola?
Quais os horários das aulas?
A partir de qual idade tem aulas de inglês e quantas vezes por semana?

Horários para o Infantil 🤩

Período da manhã – das 8h às 12h
Período da tarde – das 13h30 às 17h30
Período Integral – das 7h30 às 18h30

* Para crianças de 1 a 5 anos