Na Educação Infantil da Vila Alpha, acreditamos que a criança é o centro do processo educativo e protagonista de sua própria aprendizagem. A nossa missão é proporcionar um ambiente de afeto e escuta genuínos, no qual ela se sinta segura para brincar, conviver, explorar, participar, se expressar e se conhecer.
Possibilitando, assim, que o desenvolvimento integral floresça de maneira natural, e as emoções, as relações, o corpo em movimento e o conhecimento do mundo caminhem juntos nessa fase tão importante.
Tudo isso em um espaço natural, onde os pequenos podem se conectar com um mundo vivo. Ao explorar cada cantinho, cada planta, cada som, eles aprendem sobre o mundo e sobre si mesmos, em um ambiente que valoriza suas ideias e dá voz a suas descobertas.
Na Vila Alpha, nossa proposta pedagógica é fundamentada em diálogos com pedagogias inovadoras e inspiradas por grandes pensadores, que nos ajudam a estruturar uma educação centrada nos direitos e nas vozes das crianças, valorizando o acolhimento e as relações como pilares essenciais de nosso cotidiano.
Na Educação Infantil da Vila Alpha, em cada espaço, interno e externo, as crianças encontram oportunidades diárias para descobrir as linguagens da construção, da leitura, do brincar simbólico e das propostas de ateliê, a fim de ampliar seu repertório cultural.
O aprendizado de uma Língua Estrangeira como o Inglês é favorecido aqui na Vila Alpha, pois as crianças a partir de 2 anos desenvolvem a compreensão e a conversação de forma natural, por meio de diversas propostas multissensoriais relacionadas ao cotidiano delas.
A melhor maneira de aprender, sem dúvida, está nas experiências reais e, principalmente, com a utilização de variadas linguagens em três ricos encontros por semana. Vivência e aprendizado caminham juntos!
A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade por meio da musicalização.
A música tem o dom de aproximar as pessoas; ela ajuda os pequenos a ganharem independência nas suas atividades habituais, a assumirem o cuidado de si mesmos e do meio que os cerca e a ampliar seu mundo de relações.
A capoeira desenvolve no cotidiano escolar aspectos como: ritmo, história, cultura, movimentos, jogos e brincadeiras; estes contextualizam sua construção pedagógica propondo situações de aprendizagem que possibilitem às crianças a oportunidade de desenvolver as suas potencialidades corporais.
O ateliê é entendido como uma metáfora para um local fixo ou provisório de exploração; um laboratório que valoriza a expressividade e criatividade, onde mentes e mãos podem estar ativas.
Em seu espaço físico propõe um diálogo com a imaginação, a estética, as experimentações e as pesquisas, revelando a potência das crianças.
Somos natureza; e viver em conexão com nosso espaço, que conta com 14.000 m² de área verde, colabora para o desenvolvimento das crianças desde muito pequenas proporcionado explorações sensoriais de forma singular, pois o que é ofertado pelos recursos naturais, não pode ser comparado a nenhum outro material.
As crianças vivenciam cotidianamente plantação na horta, estudos de meio na trilha, conscientização acerca da responsabilidade ambiental e contato com uma variedade de animais que vivem em nosso quintal.
Nosso espaço privilegiado permite às crianças um contato intenso com a natureza.
Além disso, nos possibilita produzir alimentos orgânicos que estão presentes nas refeições elaboradas na escola.
Todas as refeições são planejadas e supervisionadas por uma nutricionista escolar. A nossa horta é um espaço de investigação e produção de conhecimento.
Trabalhar o teatro em conjunto com a educação é uma prática extremamente benéfica para as crianças. As suas propostas são um terreno de experimentação tornando as crianças em indivíduos mais preparados para lidar com a sociedade e os seus dilemas.
O exercício teatral é uma forma de expressão, a criança tem espaço para trabalhar os seus sentimentos, experimentar o seu corpo, conhecer textos, rimas, poemas, músicas e, acima de tudo, vivenciar o autoconhecimento.
O circo com a sua ludicidade atua no desenvolvimento motor e cognitivo da criança acionando a criatividade e a imaginação, trazendo ao conhecimento a cultura circense e transformando a escola em um picadeiro; evidenciam-se assim os talentos e as potencialidades de cada criança.
Período da manhã – das 8h às 12h
Período da tarde – das 13h30 às 17h30
Período Integral – das 7h30 às 18h30
* Para crianças de 1 a 5 anos