Cada vez mais, na atualidade, a música deve ser compreendida como arte funcional, ou seja, como atividade prática, cotidiana, parte integrante da vida social e da formação do indivíduo.
A música sensibiliza e atua de diversas formas no corpo das crianças, por meio da recepção da vibração sonora que acalma, relaxa ou tonifica, toca as emoções, suscitando sentimentos e imagens.
Objetivos de aprendizagem:
- Perceber questões rítmicas vivenciando-as através de brincadeiras de roda e exercícios de expressão corporal;
- Utilizar-se de instrumentos de percussão, para pesquisa grupal e produção de diversas canções folclóricas;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
- Expressar-se nas brincadeiras e nas diversas situações de interação;
- Desenvolver atitude de confiança ao produzir sons;
- Utilizar o corpo, sucatas e instrumentos musicais;

A arte é vista em nossa escola como processo de ensino aprendizagem. Ao organizar as atividades de Artes na rotina diária das crianças, privilegiamos as diversas modalidades: pintura, desenho, apreciação artística e modelagem, sempre adequando as propostas aos objetivos que queremos que elas alcancem.
Para a criança, fazer arte é convidá-la para usar o corpo, o olhar, o movimento, a interação, o equilíbrio, a sensação, a linguagem, a sensibilidade… É mergulhar nos sentidos de: VER, SENTIR, PENSAR, FALAR, OUVIR, BRINCAR.
A apreciação de obras de diversos artistas estará presente no cotidiano das crianças, pois, por meio dessa modalidade, as crianças observam e fazem uma leitura individual de alguns elementos da linguagem plástica e visual: cor, linha, forma, ponto, volume, contrastes, texturas.

Ter contato com a terra, regar as plantas e observar faz parte do “aprender” e é muito prazeroso para as crianças. Acompanhar, cuidar da planta, levá-las para casa e experimentá-las é uma experiência singular para eles que aos poucos percebem como a natureza é importante para nós.

os projetos envolvem uma espiral de experiências de exploração e discussão em grupo, seguida por representação e expressão, através do uso de muitos meios simbólicos.
A arte e a estética são vitais como uma parte integral da aprendizagem cognitiva/simbólica plena da criança em desenvolvimento. (cem linguagens). Os projetos são resultados das “escutas” dos educadores e dos conteúdos de cada série. São propostas intencionais que buscam a investigação, exploração e aprendizagens.
Nosso planejamento é em forma de projetação orgânica ou emergente. Diferente da abordagem temática típica usada nas escolas, muitas vezes predeterminada e apresentada pelo professor com meses de antecedência.

Ensino Fundamental I

O Fundamental I, têm características específicas que não podem ser esquecidas! O afeto na relação com o aprendizado, as possibilidades de conectar temas e assuntos, conteúdos e conceitos, a parceria com as famílias, a capacidade de positivar avaliações sobre o que nos acontece e a maneira ampla de entender os conteúdos tratados, fugindo da lógica que caracteriza a inteligência como um saber determinado.
Utilizamos a estratégia de colocar o foco do processo de aprendizagem no aluno e não mais na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realizava.
A sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projetos, discussões, laboratórios, pesquisas, entre outros, com o apoio do professor e colaborativamente com os colegas. Essas interações, em alguns momentos, são feitas por meio de tecnologias digitais e, em outros, acontecem nas discussões de questões levantadas em sala de aula e na utilização dos mais variados tipos de materiais, inclusive os livros didáticos adotados.
Objetivos:
- Desenvolver uma estrutura cognitiva, emocional, afetiva que sustente as escolhas de vida dessas crianças e jovens.
- Promover a produção narrativa, seja nos discursos orais, como nos escritos, que estejam conectados com uma boa argumentação, com um poder sintético de transformação, levando em conta as diferenças culturais e sociais, sempre com generosidade e respeito.

Período da manhã - das 7h30 às 12h30
Período Integral - das 7h30 às 18h30