Ensino Fundamental

O Fundamental I, têm características específicas que não podem ser esquecidas! O afeto na relação com o aprendizado, as possibilidades de conectar temas e assuntos, conteúdos e conceitos, a parceria com as famílias, a capacidade de positivar avaliações sobre o que nos acontece e a maneira ampla de entender os conteúdos tratados, fugindo da lógica que caracteriza a inteligência como um saber determinado.

Criança brincando com argila - Ensino Fundamental

Utilizamos a estratégia de colocar o foco do processo de aprendizagem na criança e não mais na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realizava. A sala de aula passa a ser o lugar de aprender ativamente, realizando atividades de resolução de problemas ou projetos, discussões, laboratórios, pesquisas, entre outros, com o apoio do professor e colaborativamente com os colegas. Essas interações, em alguns momentos, são feitas por meio de tecnologias digitais e, em outros, acontecem nas discussões de questões levantadas em sala de aula e na utilização dos mais variados tipos de materiais, inclusive os livros didáticos adotados.

Objetivos:
- Desenvolver uma estrutura cognitiva, emocional, afetiva que sustente as escolhas de vida dessas crianças e jovens.
- Promover a produção narrativa, seja nos discursos orais, como nos escritos, que estejam conectados com uma boa argumentação, com um poder sintético de transformação, levando em conta as diferenças culturais e sociais, sempre com generosidade e respeito.

Período da manhã - das 7h30 às 12h30
Período Integral - das 7h30 às 18h30
* Para crianças de 6 a 10 anos

Crianças tirando fotos com máquina no Ensino Fundamental 1

Música

A criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.

Marque uma Visita

Cada vez mais, na atualidade, a música deve ser compreendida como arte funcional, ou seja, como atividade prática, cotidiana, parte integrante da vida social e da formação do indivíduo. A música sensibiliza e atua de diversas formas no corpo das crianças, por meio da recepção da vibração sonora que acalma, relaxa ou tonifica, toca as emoções, suscitando sentimentos e imagens.
Objetivos de aprendizagem:
- Perceber questões rítmicas vivenciando-as através de brincadeiras de roda e exercícios de expressão corporal;
- Utilizar-se de instrumentos de percussão, para pesquisa grupal e produção de diversas canções folclóricas;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais;
- Expressar-se nas brincadeiras e nas diversas situações de interação;
- Desenvolver atitude de confiança ao produzir sons;
- Utilizar o corpo, sucatas e instrumentos musicais;

Marque uma Visita
Crianças tirando fotos com máquina no Ensino Fundamental 1

Trilha

Além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira junto com os pequenos, propicia deliciosos momentos em família. Cuidar das plantinhas também pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e ecologia!

Marque uma Visita

Ter contato com a terra, regar as plantas e observar faz parte do “aprender” e é muito prazeroso para as crianças. Acompanhar o crescimento, cuidar da planta, observar as características de cada planta e do solo existente em nossa trilha, assim como explorar a nascente de água cristalina é uma experiência singular para eles que aos poucos percebem como a natureza é importante para nós.

Marque uma Visita
Crianças tirando fotos com máquina no Ensino Fundamental 1

Arte

Quando a criança desenha, pinta, ou realiza outras atividades de expressão artística, sem se dar conta estará expressando emoções e sensações, inclusive as que se encontram mais profundas dentro do seu ser, porque as emoções estão presentes dentro da gente desde que nascemos.

Marque uma Visita

A arte é vista em nossa escola como processo de ensino aprendizagem. Ao organizar as atividades de Artes na rotina diária das crianças, privilegiamos as diversas modalidades: pintura, desenho, apreciação artística e modelagem, sempre adequando as propostas aos objetivos que queremos que elas alcancem. Para a criança, fazer arte é convidá-la para usar o corpo, o olhar, o movimento, a interação, o equilíbrio, a sensação, a linguagem, a sensibilidade… É mergulhar nos sentidos de: VER, SENTIR, PENSAR, FALAR, OUVIR, BRINCAR. A apreciação de obras de diversos artistas estará presente no cotidiano das crianças, pois, por meio dessa modalidade, as crianças observam e fazem uma leitura individual de alguns elementos da linguagem plástica e visual: cor, linha, forma, ponto, volume, contrastes, texturas.

Marque uma Visita
Crianças tirando fotos com máquina no Ensino Fundamental 1

Projetos

Os temas da realidade são trabalhados desde cedo com a criança, com o objetivo de despertar em cada criança suas potencialidades, de forma particular e única.

Marque uma Visita

Os projetos envolvem uma espiral de experiências de exploração e discussão em grupo, seguida por representação e expressão, através do uso de muitos meios simbólicos. A arte e a estética são vitais como uma parte integral da aprendizagem cognitiva/simbólica plena da criança em desenvolvimento. (cem linguagens). Os projetos são resultados das “escutas” dos educadores e dos conteúdos de cada série. São propostas intencionais que buscam a investigação, exploração e aprendizagens. Nosso planejamento é em forma de projetação orgânica ou emergente. Diferente da abordagem temática típica usada nas escolas, muitas vezes predeterminada e apresentada pelo professor com meses de antecedência.

Marque uma Visita